quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Transtorno de Atenção e Hiperatividade Infantil


O tratamento de Transtorno de Atenção e Hiperatividade infantil sempre será pauta para discordâncias médicas
De um lado, estão os psiquiatras que gostam de medicar as crianças comTranstorno de Atenção e Hiperatividade. Do outro, os psicólogos que acham que não se deve tratar com medicamentos e sim com terapia. No meio, ficam os pediatras e as famílias que analisam com bom senso cada lado.




Há alguns anos, essa polêmica se tornou muito debatida. Os americanos alertaram que esses transtornos, assim como o autismo, aumentaram na população infantil e merecem ser mais bem estudados e observados pelos pediatras. No Brasil, existe uma pressão das famílias e das escolas paramedicarem as crianças. Como as medicações exigem prescrição em receituário amarelo, ainda há um pouco de controle sobre isso.
Existem casos que a medicação é claramente exigida, assim como existem situações das quais ela não é indicada. Contudo, há impasses (talvez a maioria) em que não é tão fácil decidir. Nesses casos, recomendamos uma consulta com um neuropediatra com experiência e uma equipe multidisciplinar para realizar testes e exames que possam assegurar o melhor procedimento.
Mais uma vez, saliento que o diagnóstico bem feito, por profissionais competentes e preparados, com diagnosticação viável, é essencial para a boa indicação do tratamento com base em medicamentos.
Por Dr. José Luiz Setúbal

Um comentário:

pamela campos disse...

adoro os asuntos do blog sao muitos interessantes.....