HISTÓRICO

 O Colégio Espaço Ratimbum, foi fundada graças a um sonho de uma professora formada no magistério / Pedagogia, Psicologia e Pós em Administração de Empresas. Seu início, na área educacional, se deu na cidade de São Paulo na escola cuja a razão social é Escola Castelo Ratimbum s/c ltda-ME. 

   Em 2009, a direção / mantenedora,  decidiu trazer para a cidade de Morungaba a mesma proposta educacional / pedagógica da Escola de São Paulo, porém com CNPJ diferente.

    Em janeiro de 2009, iniciou com a Escola Espaço Ratimbum, no bairro Santo Antônio. Com apenas 9 alunos. No ano seguinte, 2010, triplicamos o número de alunos e o quadro de funcionários aumentou.

  Nos dois primeiros anos, a direção se dividia entre duas escolas (em SP  na zona sul da capital e Morungaba). A responsabilidade em gerenciar duas escolas, as viagens constantes, estrada e gravidez, se viu em uma situação que caberia tomar uma decisão, já que a vinda da sua primeira filha estava próxima. Passou a escola de SP para uma funcionária que decidiu assumir novos desafios e que daria continuidade ao trabalho implantado. 
Atualmente, a escola de SP encontra-se nas mãos desta, hoje, ex-funcionária que vem realizando excelente trabalho; não é a toa que a escola  está no mercado há trinta e três anos de existência, desde sua  fundação em 1991. 

  Em 2011, a direção, definitivamente, tomou a frente, somente, do Colégio Espaço Ratimbum em Morungaba, que neste início oferecia para população local  a educação infantil / pré escola.

     No ano de 2012, a escola mudou-se para um novo endereço, centro da cidade. Um imóvel maior, mais arejado e ambiente claro. 
      
   Em 2015, após seis anos atuando na cidade com as crianças pequenas até 6 anos, a mantenedora / direção  cedeu aos muitos pedidos dos pais, e em Julho de 2015, decidiu ampliar sua proposta e recebeu a autorização para atuar com os anos iniciais do ensino fundamental  em  2016. 

 Com uma maior responsabilidade seguiu com a mesma proposta que há anos vem praticando com a educação infantil e ganhando respeito, reconhecimento, credibilidade e, acima de tudo, alcançando os objetivos propostos em cada ano letivo com ética e qualidade.
    
   Em 2019,  o colégio completou 10 anos em Morungaba. Consolida a sua forma de trabalhar e  a marca Espaço Ratimbum com a base da educação infantil e ensino fundamental I.

   Em 2020, durante a pandemia, foram várias batalhas para manter a escola aberta. 
Quantos questionamentos para segurar o anseio de todos. 

  Busquei apoios e parcerias que nunca achei que poderia ter. Do outro lado, decepções e ingratidão, mas que vieram no momento certo. 

 Em 2021, os desafios não pararam. Equipe reestruturada, pais e alunos fiéis a escola. Sobrevivemos a pandemia. 🙏
 
 Em 2022, o colégio decidiu buscar um novo espaço. 
Foi um acaso, porém acredito que Deus tem para cada um de nós um propósito.

  Em meio a natureza, o colégio muda de endereço em novembro de 2022 para uma área de quase 7.000 m². 

 Em 2023, muitas ideias, projetos pedagógicos, implantação do novo ciclo fundamental II e outros sonhos, incluindo nossa parceria com o Sistema Poliedro de ensino. 

2023 / 2024 tivemos reformas e adequações para atender as normas. Muitas mudanças e a conquista do ensino fundamental II. Iniciamos com o 6° ano e trabalharemos de forma gradativa. 

 Um conjunto que possibilita uma visão estratégica e valores agregados em prol das crianças que fazem parte do Colégio Espaço Ratimbum.
Perseverança. 🙏

 Toda e qualquer mudança, soma e agrega conhecimento, experiência e expansão. 
 
   Entende-se que o crescimento profissional de um ser humano que atua na área da educação se dá através das relações interpessoais junto à família, alunos, funcionários, fornecedores e comunidade de forma de alavancarmos cada vez mais a importância da educação de qualidade para todos.

   Assim seguiremos com os nossos propósitos e verdade. Obrigada a todos que acreditaram e acreditam na força da nossa escola.



DADOS INSTITUCIONAIS
Nome da escola: Colégio Espaço Ratimbum  Ltda.
Nome fantasia: Espaço Ratimbum
Endereço: Rua Araújo Campos, 2995 Bairro: Buenópolis -  Morungaba  – S/P Cep: 13260-000
Telefone 11- 97215-6247  WhatsApp: 11 - 4014-6076
www.escolaespacoratimbum.blogspot.com.br
Funcionamento desde: 01-01-2009 - 
     Portaria DRE-40, DE 06/11/2015
Mantenedora: Viviane Seabra Catapani