terça-feira, 24 de março de 2015

Projeto Outono "Heróis da Fruta- Lanche escolar saudável"

OUTONO -  ESTAÇÃO DAS FRUTAS!
CADA ALUNO TRARÁ UMA FRUTA EM UM DIA ESPECIFICADO PELA PROFESSORA VIA AGENDA E O NOSSO LANCHE SERÁ NAQUELE DIA SOMENTE FRUTAS. 
AS PROFESSORAS IRÃO APROVEITAR O LANCHE PARA ABORDAREM VÁRIOS ASSUNTOS!

A Escola Espaço Ratimbum aderiu ao  projeto "Heróis da Fruta- Lanche Escolar Saudável" uma iniciativa gratuita promovida pela APCOI- Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil.
Este projeto vem de encontro com a proposta que a escola já adota há mais de 4 anos com os alunos. Informações adicionais vocês encontram no blog.



Esta é uma iniciativa de educação para a saúde de âmbito nacional e que visa motivar as  crianças portuguesas até aos 10 anos para a ingestão diária de fruta no lanche escolar, uma vez que o atual consumo se situa muito abaixo do recomendado.
Sabia que:
  • Em Portugal, 1 em cada 3 crianças tem excesso de peso ou obesidade infantil?
  • Portugal ocupa um dos primeiros lugares da obesidade e excesso de peso infantil na Europa?
  • Que apenas 2% das crianças portuguesas até aos 10 anos ingere fruta fresca diariamente e mais de 90% consome fast-food, snacks e bebidas açucaradas pelo menos 4 vezes por semana? 
Quais as consequências negativas do baixo consumo de fruta para a saúde das crianças?
  • Dificulta o bom funcionamento dos intestinos;
  • Diminui as defesas do organismo, tornando-as mais sujeitas às doenças;
  • Provoca alterações nos níveis de energia, de concentração e aprendizagem. 
O consumo diário de fruta é um dos componentes mais importantes de uma alimentação saudável e é por esta razão que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a ingestão diária de pelo menos 3 porções de fruta!
Por isso não se esqueçam de incluir nos lanches dos vossos filhos uma peça de fruta para que possam ser os Heróis da Fruta da escola Espaço Ratimbum.

Nenhum comentário: