domingo, 10 de novembro de 2013

O que é a inteligência espacial?

Como perceber se a criança tem facilidade para a inteligência espacial? Como reconhecê-la?

As imagens são muito importantes para as crianças. São formas de comunicação gráfica que transmitem expressões e sensações, antes mesmo das palavras. Vivemos na era da imagem, e as crianças não vivem à parte delas, muito pelo contrário.

Tanto em casa como na escola, as crianças estão em contato permanente com computadores e com uma série de meios audiovisuais, seja para entretenimento ou educação. Por isso, é muito importante valorizar a inteligência espacial, diferenciando-a da visual. 

Todas as crianças possuem inteligência espacial, mas em algumas essa habilidade é mais desenvolvida. É provavelmente o caso de pilotos, marinheiros, cirurgiões, atletas, pintores e escultores, que provavelmente a apresentam desde a infância. 

Como saber se uma criança possui inteligência espacial bem desenvolvida? Em geral, ela apresenta as seguintes características:

-Tem facilidade de reconhecer lugares, cartazes, rostos, objetos e paisagens.
-Tem boa memória visual.
- Quando começa a andar sozinha, movimenta-se com precisão, respeitando espaços e limites, observando os trajetos que deve realizar e se divertindo com jogos que estimulam essa habilidade.
-Tem boa orientação espacial e facilidade para falar sobre o assunto.
-É organizada na hora de estudar. Faz esquemas, desenhos e tabelas para facilitar o estudo e a aprendizagem.
-Gosta de pintar e desenhar, de criar esculturas e de trabalhar com diversos materiais.
-Aprende observando. Retém a informação e consegue reproduzi-la graficamente.
-Reconhece as partes e o todo, tem facilidade para montar objetos e é capaz de distinguir o principal do secundário.

Se os pais identificam essas características, é porque a inteligência espacial se manifesta de forma especial em seus filhos.


Tanto Howard Gardner, criador da Teoria das Inteligências Múltiplas, como Jean Piaget, psicólogo especializado no desenvolvimento cognitivo, atribuíam grande valor a esse tipo de inteligência.

Segundo Piaget, a inteligência sensorial motora se manifesta desde o nascimento; as noções espaciais são percebidas por meio da experiência com o corpo e as crianças formam imagens mentais desde pequenas. Mais tarde, elas se movem no espaço, manipulam objetos e recordam outros objetos que não estão presentes (criando uma imagem mental), relacionando-os posteriormente com as respectivas palavras que as designam.

A inteligência espacial não surge de forma isolada, e coexiste com as demais, tanto em adultos como em crianças. 

Veja alguns exemplos de atividades que desenvolvem a inteligência espacial e estão associadas, de uma forma ou de outra, à inteligência corporal: 

-Jogo de labirintos
-Peças de teatro curtas, que envolvam movimento.
-Dança corporal com objetos que façam parte do contexto.
- Manipular objetos descartáveis e desmontados para construir algo com sentido.
- Atividades aquáticas com deslocamentos pelo espaço e movimentos dentro de limites e propostas.
-Trabalhar em espaços cada vez menores. Passar de uma folha grande para outra menor.
- Usar gizes de cera grandes e depois utilizar lápis de cores.

O importante é acompanhar de perto das inclinações de cada criança. Se você perceber um interesse específico em alguma atividade, estimule seu filho a desenvolvê-la, independentemente dos resultados.


Lic. Alejandra Libenson
Psicóloga e Psicopedagoga

Nenhum comentário: