terça-feira, 9 de abril de 2013

HORA DO LANCHE

Elaborar lanches mais saudáveis contribui para prevenir a obesidade infantil !



Merendas com alimentos pouco saudáveis é um fator importante que contribui para o aumento da obesidade infantil. Mas os pais podem satisfazer os desejos de seus filhos com lanches saudáveis?
Num estudo publicado em janeiro pela Pediatrics, 201 crianças foram submetidas aleatoriamente a uma das quatro refeições descritas abaixo:
• Batatas fritas;
• Queijo;
•Vegetais;
• Ou uma combinação de queijo e vegetais.
Crianças as quais foram dadas apenas queijo ou legumes serviram de grupo controle para comparar o efeito das condições de lanche na ingestão de calorias.

As crianças foram convidadas a fazer um lanche livremente até se sentirem satisfeitas enquanto assistiam a um desenho animado de 45 minutos. Aquelas que comeram o lanche combinado ingeriram 72% menos calorias em comparação às crianças que comeram batatas fritas, sendo que esse grupo precisava de um número significativamente menor de alimento para se sentirem satisfeitas.
Crianças as quais foram oferecidas apenas queijo consumiram menos calorias que aquelas que foram servidas batatas fritas, sugerindo que a substituição desse alimento por queijo poderia ser um passo suficiente para diminuir a ingestão calórica.
Se as crianças se alimentarem por meio de uma dieta saudável, rica em nutrientes (queijo e legumes), ao invés de lanches muito calóricos, como batatas fritas ou frituras, poderão consumir menos calorias quando petiscar e prevenirão a obesidade.
Por Dr. José Luiz Setúbal

Nenhum comentário: