terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Ansiedade no primeiro dia de aula !!


A volta às aulas desperta expectativas e até um pouco de medo nas crianças – e também nos pais. 



Diante do desconhecido de uma nova escola ou da simples mudança de ano, pais e filhos nem sempre conseguem controlar a ansiedade. Será que o meu filho irá se adaptar? A qualidade do ensino será como esperamos? Conseguiremos nos habituar à rotina? Essas são algumas das angústias típicas desse momento de recomeço, mas que podem ser apaziguadas com algumas atitudes.
"Se os pais mantiverem a calma, os filhos também tenderão a se sentir mais serenos", propõe Valéria Tiusso Segre, psicopedagoga de São Paulo, lembrando que o equilíbrio, nesse caso, deve partir dos adultos. "É papel dos pais transmitir carinho e, sobretudo, segurança para os filhos nesse momento", concorda Maria Teresa Messeder Andion, psicopedagoga e mestre em psicologia do desenvolvimento humano, do ensino e da aprendizagem.


A seguir, as especialistas dão algumas orientações básicas de como manter a ansiedade sob controle - e viver um início de ano letivo tranquilo.



Dica 1: A entrada na Educação Infantil e a passagem para o primeiro ano do Ensino Fundamental, principalmente, são vistas como novos cortes do cordão umbilical: a criança está aos poucos conquistando mais espaço para ela e mais independência dos pais. É importante que estes tenham consciência disso e vivam a situação de maneira tranquila, passando segurança - e não medo da mudança - para o filho. "Aconselho, inclusive, a não dar ênfase a esse amadurecimento para a própria criança, dizendo coisas como ‘você está crescendo’ ou ‘você já está uma mocinha’, pois pode ser que o pequeno fique com medo de perder o suporte dos pais. Opte por ‘neste ano, você aprenderá coisas novas’", orienta Valéria Tiusso Segre. Naturalidade é a palavra de ordem nesse processo.
Dica 2: "Os pais têm de ficar conscientes para não colocar expectativa demais sobre a criança. Converse sobre a escola, mas não 24 horas por dia", alerta Valéria Tiusso Segre. "A ida às aulas tem de ser vista como qualquer outra questão do dia a dia, uma atividade natural e esperada", completa.
Dica 3: Conversar sobre a novidade e duas semanas antes do início das aulas, a criança já comece, aos poucos, a entrar no ritmo da nova rotina.
Dica 4: Visitar a escola e comprar o material em família.

Nenhum comentário: