quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Música: uma ligação entre pais e filhos

O poder da música é indiscutível. Ela relaxa, gera uma experiência prazerosa de aprendizagem, estimula a imaginação e a criatividade das crianças e ainda estreita laços emocionais entre pais e filhos.

Canções de ninar
As crianças nascem com um enorme potencial musical. Quando está na barriga, o feto escuta as batidas do coração da mãe e aprende as primeiras noções de ritmo. Quando nasce, o bebê sabe diferenciar melodias, timbres e tons.
Não é por acaso que as mães instintivamente cantem para os filhos dormirem. O bebê gosta de ouvir a voz da mãe e se sente tranquilo e protegido quando ela canta. As canções de ninar evocam o ritmo dos batimentos cardíacos da mãe e dão segurança à criança.
A música também tem um papel muito importante no estabelecimento de rotinas. Se você cantar sempre a mesma música na hora de seu filho ir pra cama, ela se transformará em parte da transição para dormir. Com o tempo, escutar essa música o deixará predisposto a sentir sono.
Sussurrar canções a bebês de poucos meses também estimula a audição. A capacidade musical se localiza no hemisfério cerebral direito, junto com as habilidades visuais e espaciais. Seu desenvolvimento favorece uma evolução harmônica do cérebro, o que facilita futuras aprendizagens.

Estímulo da fala
O canto é um bom ponto de partida para estimular habilidades linguísticas. Quando a criança começa a falar, as músicas apresentam um novo mundo de histórias melódicas. Mesmo seu conteúdo sendo fantasioso, a criança se importa mais com a musicalidade da palavra do que com seu significado em si.
Cantar ajuda também a ampliar o vocabulário, a melhorar a pronúncia, e a aumentar a capacidade de escuta, memorização e concentração. Por isso, uma criança que canta aprenderá a falar mais rápido, terá uma melhor dicção e um vocabulário mais amplo.
Não se esqueça de que há músicas infantis que ensinam números, letras, estações do ano e dias da semana. Elas ajudam a incorporar não só novas palavras ao vocabulário da criança como também conteúdos importantes para a comunicação.

Criatividade
O canto desperta a imaginação e a sensibilidade artística. Diversas melodias e letras de canções estimulam não só a capacidade de reiteração da criança, mas também suas possibilidades criativas.
Por isso, a música é uma ferramenta interessante para fazer exercícios de dramatização: imitar animais, representar atividades e até mesmo expressar estados de ânimo com movimentos corporais. Muitas canções populares foram criadas com essa finalidade, mas qualquer uma que a criança goste pode ser utilizada como pretexto para uma dramatização.
Não se esqueça de que realizar esses jogos em família ou em grupo torna a experiência ainda mais rica.

Expressão de emoções
Quando uma criança canta, pode descarregar a raiva, demonstrar alegria e outros estados de ânimo. Neste sentido, a música serve para expressar emoções inconscientes ou ocultas intencionalmente. O canto pode funcionar, para os pais, como indicador do estado emocional da criança.
Quando cantamos com nossos filhos, ganhamos a oportunidade de nos conectarmos com seus sentimentos. Podemos compartilhar momentos de felicidade e alegria, mas também de tristeza.
Lembre-se de que cantar proporciona a chance de enriquecer a comunicação com seu filho. Desta atividade, surgem novos códigos e vínculos. Uma boa ideia é criar um repertório de “hits familiares”, inventando músicas ou trocando a letra de canções conhecidas. Além de ser divertido, isso libera tensões e promove a cumplicidade entre os membros da família.

Autoestima e relação com os outros
A música estimula a autoestima da criança. Sussurrar, cantar, aplaudir, sapatear ou tocar instrumentos, dá à criança a oportunidade de se expressar livremente. Se deixamos a criança cantar, sem reprimir a desafinação ou a falta de ritmo, ajudaremos no desenvolvimento de uma pessoa mais segura e que, aos poucos, vai corrigir sua expressão musical.
O canto é uma atividade que, necessariamente, promove a interação, por isso a música é um instrumento de comunicação e socialização muito poderoso, que incentiva relacionamentos afetivos fortes e saudáveis com outras pessoas. A música ajuda a criança a compartilhar momentos, fazer amigos e se sentir à vontade em grupo.

Nenhum comentário: