"O processo de ensino-aprendizagem inclui sempre aquele que aprende aquele que ensina e a relação entre essas pessoas". (Vygotsky)
O Colégio Espaço Ratimbum segue Proposta Pedagógica sócio interacionista, envolvendo a criança através de procedimentos e atitudes para chegar à construção de conceitos. Busca satisfazer as necessidades individuais da criança, proporcionando um espaço educativo capaz de desenvolver toda sua potencialidade, através de experiências concretas, respeitando seus conhecimentos, valores, faixa etária e a liberdade de expressão. Sobretudo envolver o brincar como parte integrante do desenvolvimento cognitivo.
A metodologia implica em acreditarmos que a criança aprende através das relações que estabelece com o mundo que a rodeia, com o conhecimento produzido pela humanidade e com as outras pessoas através de atividades e projetos que têm por finalidade a apresentação didática dos conteúdos por disciplina de modo a favorecer as relações interpessoais e cognitivas no processo de ensino / aprendizagem.
Pela abordagem sócio-interacionista de Vygotsky, o desenvolvimento do ser humano é o produto da interação já que, segundo ele, “na ausência do outro, o homem não se constrói homem”.
Baseada na atenção personalizada, com número de alunos limitados por turma. A escola utiliza como ferramenta de aprendizagem: jogos, brincadeiras, arte, música e movimento no desenvolvido de Projetos de Ensino. Dessa forma, é possível trabalhar com o interesse dos alunos aliando os conteúdos curriculares apropriados a cada faixa etária.
Considerando as situações colocadas acima, é notada a influência do meio e de todos os seus aparatos no que diz respeito ao comportamento e ação do indivíduo, bem como ao seu desenvolvimento, conforme a teoria de Vygotsky.
FILOSOFIA
O COLÉGIO ESPAÇO RATIMBUM pode e deve contribuir na formação para a cidadania, dando mais importância no desenvolvimento social, político e econômico do nosso país num contexto histórico.
Queremos formar homens que sejam totalmente firme no seu propósito de querer melhorar, a sua capacidade de não ser supérfluo, mais consciente de que o futuro está em suas mãos, consciente capaz, de conhecimentos solidários e de trato com a família.
Focando para uma sociedade mais igualitária, formadora de opiniões e presente nos contextos acima citados. Segue abaixo nossos pressupostos:
MISSÃO
“Servir com excelência, por meio da educação, formando cidadãos éticos, solidários e competentes”.
VISÃO
“Ser referência na área de Educação”.
VALORES
ÉTICA: Observar os mais elevados princípios e padrões éticos, dando exemplo de solidez moral, honestidade e integridade.
RESPONSABILIDADE SOCIAL: Exercer a cidadania contribuindo, por meio da Educação, para o desenvolvimento da sociedade e respeito ao meio ambiente.
SER HUMANO: Propiciar tratamento justo a todos, valorizando o trabalho em equipe, estimulando um ambiente de aprendizagem, desenvolvimento, respeito, colaboração e auto-estima.
GESTÃO: Valorizar e seguir os princípios da Transparência, Equidade, Prestação de Contas e Responsabilidade Corporativa.
QUALIDADE: Estimular a inovação e a criatividade, de forma planejada e integrada, com foco nos resultados.
OBJETIVOS DO COLÉGIO
O Objetivo do Colégio Espaço Ratimbum é o de garantir aos alunos acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação uns com outros.
I- Tornar a escola um espaço de organização social, onde há interação entre os saberes e que se possa resultar em uma intervenção efetiva na realidade;
II- Ampliar e organizar os conhecimentos infantis através de um trabalho significativo, planejado e consistente nas diversas áreas do conhecimento;
III- Instrumentalizar o aluno cidadão para que ele se forme e exercite sua cidadania, desde a infância;
IV- Tornar a escola espaço de confronto de ideias e pontos de vista, analisando práticas e teorias.
V- Garantir aos educados a construção de formas ou sistemas de representação da realidade, de acordo com seu desenvolvimento físico, intelectual e social.
VI- Desenvolver conceitos básicos que conduzam à leitura e a escrita.
VII- Colaborar no desenvolvimento da linguagem, de forma que o aluno atinja níveis cada vez mais elaborados, claros e próximos da comunicação.
VIII- Ser capaz de construir seu próprio conhecimento, através de hipóteses a vivência de experiências concretas.
IX- Proporcionar atividades de lazer e de esporte que conscientemente trabalham a concentração, a disciplina e o equilíbrio.
X- Garantir aos educando a construção de formas ou sistemas de representação da realidade, de acordo com o seu desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social.
XI- Aproximar de forma gradual e significativa os sistemas de signos culturalmente estabelecidos: alfabético, musical, de tal maneira que o aluno se aproprie da leitura-escrita dos mesmos;
XII- Ampliar o domínio dos diferentes recursos das formas básicas de expressão.
XIII- Viabilizar a clara expressão das hipóteses, incitando a antecipação e observação comparativa da produção.
REGIMENTO ESCOLAR - Disponível na secretaria do colégio.
PROJETO POLITICO PEGADÓGICO - ESPAÇO RATIMBUM - Disponível na secretaria do colégio.