“Percebemos que, atualmente, a prática do brincar é pouco respeitada pelos adultos. Desde cedo, as crianças têm muitos compromissos. Atividades livres perderam espaço na vida delas”, afirma Giovana Barbosa Souza, gestora institucional da Aliança Pela Infância.
Giovana ressalta que os responsáveis precisam oferecer brincadeiras livres, com a finalidade apenas do prazer da criança. Isso acontece por meio de materiais não estruturados, como madeira, palitos, tecido, enfim, objetos que permitam o uso da imaginação e da criatividade.
“Nos grandes centros urbanos, as pessoas têm uma ansiedade muito grande de preparar seus filhos para o século XXI e atividades não dirigidas ficam em segundo plano. Nessa campanha, queremos sensibilizar os pais para que eles entendam que as crianças precisam brincar de forma mais livre, sem a presença tão frequente de brinquedos eletrônicos”, diz.
Abaixo segue o link onde vocês podem encontrar 100 brincadeiras infantis para fazer com as crianças e algumas para relembrar:
- AMARELINHA
- ELEFANTINHO COLORIDO
- QUEIMADA
- TACO
- BARRA MANTEIGA
- CORRIDA DO OVO
- O MESTRE MANDOU
- CABO DE GUERRA
- ADOLETÁ
- LIMBO
- MAMÃE POSSO IR?
- PULA SELA
- ESCRAVOS DE JÓ
- LABIRINTO NO CHÃO
- BAMBOLÊ
- PULAR CORDA
- CANTIGAS DE RODA
- DETETIVE
- COELHINHO SAI DA TOCA
- PEDRA, PAPEL E TESOURA
- CINCO MARIAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário